
Hanseníase: o controle da doença começa com o fim do preconceito!
O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.
A Constituição Federal de 1988 prevê que os direitos fundamentais devem ser assegurados a todas as pessoas igualmente. E entre eles está o acesso à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Em sintonia com esses princípios, a Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) promove diversas atividades culturais e de disseminação do conhecimento.
O público atendido hoje é composto por crianças, jovens e adultos com deficiência ou vulnerabilidade social. Além da assistência direta realizada pela AEW-PR, algumas dessas pessoas são contempladas por programas de suas entidades parceiras, como a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) e a Associação Beneficente São Roque.
As atividades culturais promovidas pela Associação Eunice Weaver do Paraná são realizadas por artistas e grupos teatrais consagrados. Eles levam momentos de descontração, alegria e aprendizado a essas pessoas. São apresentações teatrais e shows musicais que têm encantado a plateia.
Os benefícios proporcionados por essas ações de cunho artístico e cultural são de grande impacto para a vida das crianças e dos adolescentes, em especial. Elas criam um ambiente rico em oportunidades para o desenvolvimento integral e abrem campo para novas descobertas.
Aperfeiçoar a autonomia para o dia a dia, resgatar valores, aumentar a noção de cidadania e melhorar o senso crítico são outros aspectos positivos proporcionados por tais iniciativas. Somam-se a eles o estímulo do acesso aos bens culturais, o respeito à diversidade cultural, a valorização das manifestações artísticas e culturais, e a construção coletiva dos saberes.
A Associação Eunice Weaver do Paraná defende que o contato com a arte e a cultura é um ato de cidadania e de transformação social, ética e da própria sociedade. As pessoas que participam das atividades podem, então, vivenciar novas experiências e aprendizados, que vão contribuir e muito para o desenvolvimento da sensibilidade e sociabilidade.
Saiba mais sobre as ações culturais realizadas na AEW-PR em 2013.
Novembro
– O grupo de teatro Cia. do Abração apresentou na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná a peça “Um Mundo Debaixo do meu Chapéu”. A plateia foi composta por 50 alunos da Escola Menino Jesus e 30 alunos da FEPE.
– A música tomou conta da sede da AEW-PR com um show de blues. A Tony Caster Blues Band, com sua formação completa, encantou 80 alunos da Escola Menino Jesus, acompanhados por 14 educadores, e 11 alunos e três educadores da FEPE.
Outubro
– Uma tarde musical na Associação com muito blues levou animação para 70 alunos da Escola Menino Jesus e 20 pessoas atendidas pela FEPE. Emerson Caruso e Bene Chirea deram o tom de um show superespecial.
– A Cia. do Abração encenou a peça de teatro “Sobrevoar” na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná. Na plateia, 66 estudantes da Escola Menino Jesus e 23 da FEPE.
– Um dia de blues, outro de jazz. Saul Trumpet e Banda levaram o que há de melhor no estilo musical para a AEW-PR. Foi uma tarde bastante animada para 13 crianças atendidas pela Associação Beneficente São Roque.
Setembro
– Uma adaptação da peça “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare e que se tornou um clássico do teatro mundial, foi apresentada na AEW-PR pela Cia. do Abração. Aproximadamente 80 alunos da Escola Menino Jesus estavam na plateia.
– Diferentes estilos musicais – como jazz, blues e bossa nova – animaram a tarde de mais de 50 alunos e professores da Escola Menino Jesus. No palco da Associação Eunice Weaver do Paraná estavam os músicos Diogo Guanabara, Endrico Bettega, Samuel Troni, Jackson Franklin e a cantora paraense Camila Masiso.
Agosto
– A companhia teatral Pé no Palco levou até a sede da AEW-PR a peça “Que História é Essa”. Uma tarde encantadora contagiou os cerca de 30 alunos da Escola Menino Jesus que estavam na plateia.
– A Associação Eunice Weaver do Paraná recebeu um show de blues muito animado. Sabrina Blues Mendes e Gringo’s Washboards Band apresentaram diversas músicas para adolescentes da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional.
Junho
– Vinte e sete crianças da Associação São Roque e aproximadamente 30 alunos da FEPE assistiram à apresentação da peça teatral “O Olho d’Água”, na sede da AEW-PR. Ela foi encenada pelo grupo Cia. do Abração.
Maio
– A Associação Eunice Weaver do Paraná recebeu a Cia. do Abração, que encenou a peça “O Trenzinho do Caipira”. Na plateia estavam 29 crianças da Associação São Roque, cerca de 20 alunos da FEPE e 20 estudantes da Escola Menino Jesus.
Abril
– Uma tarde muito animada com a Cia. do Abração. Diversos alunos da Escola Menino Jesus foram até a sede da Associação para assistir à peça “Clarice Matou os Peixes”.

O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.

A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos
Realização de ações permanentes de conscientização sobre hanseníase foi um dos destaques dos últimos 12 meses da Associação Eunice Weaver do Paraná. Clique aqui e saiba mais sobre o último ano na instituição
A Associação Eunice Weaver do Paraná agradece a todos que caminharam ao seu lado ao longo de 2025 e convida a seguirmos juntos no próximo ano, construindo caminhos de oportunidades, aprendizados e realizações