
Hanseníase: o controle da doença começa com o fim do preconceito!
O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.

O ano de 2025 foi marcado, na Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR), por diversas concretizações, desafios superados, resgate da memória da instituição, atuação em prol dos filhos de pessoas que tiveram hanseníase e que foram separados de seus pais na época do isolamento compulsório, e pela continuidade do compromisso com a disseminação de informações à sociedade sobre a hanseníase e outros importantes temas.
Ao longo dos últimos 12 meses, a Associação reafirmou o seu papel na proteção, formação e assistência a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, sempre em articulação com as suas instituições parceiras. Outro ponto de destaque foi o prosseguimento da construção do Pequeno Príncipe Norte, uma iniciativa da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, e que conta com a parceria da AEW-PR. O empreendimento representa um investimento concreto no futuro da saúde, da ciência, da educação e do meio ambiente.
O ano de 2025 foi especialmente significativo no campo da reparação histórica aos filhos que foram separados de seus pais, que tiveram hanseníase durante o tempo de vigência do isolamento compulsório — que foi instituído pelo governo federal e perdurou até a década de 1980. No decorrer do ano, a Associação Eunice Weaver do Paraná acompanhou e divulgou avanços importantes, como a regulamentação e o início da concessão da pensão especial a esses cidadãos, a publicação das primeiras portarias de concessão, a aprovação de benefícios para dezenas de filhos separados e a ampliação do acesso a informações a respeito do processo.
Além disso, a Associação abordou a modernização do atendimento aos solicitantes da pensão, com a adoção de canais remotos e a centralização de informações por parte do governo federal, o que contribuiu para tornar o processo mais acessível, transparente e humanizado, fortalecendo o direito à reparação histórica e à memória dessas pessoas.
Em 26 de outubro de 2025, a Associação Eunice Weaver do Paraná completou 84 anos de história. São mais de oito décadas dedicadas à atuação em prol de populações em situação de vulnerabilidade, com foco na garantia de direitos, na assistência à saúde, na proteção de crianças e adolescentes e no fortalecimento de redes de apoio e parcerias.
Ao completar mais um ano de história, a AEW-PR reconheceu o trabalho coletivo realizado ao longo dos anos por seus colaboradores, voluntários, parceiros e apoiadores, que formam uma verdadeira corrente do bem. Ao celebrar a sua trajetória, a instituição também reforçou o olhar para o futuro, com destaque aos projetos em andamento e aos novos capítulos que estão sendo escritos em sua história.

Imagem gerada por IA
Em 2025, a Associação Eunice Weaver do Paraná manteve o seu compromisso com a disseminação de informações por meio do seu site institucional e do apoio a campanhas e ações de conscientização realizadas pelo Hospital Pequeno Príncipe, por exemplo.
Entre os temas abordados estiveram a hanseníase, as doenças raras e a importância do acesso a exames genéticos para um diagnóstico precoce e preciso, as imunodeficiências primárias — também conhecidas como erros inatos da imunidade —, as cardiopatias congênitas, a proteção de crianças e adolescentes contra a violência e os riscos da superexposição de crianças nas redes sociais.
Datas simbólicas como o Dia Internacional da Mulher, o Dia do Voluntário Paranaense, o Dia Nacional da Mata Atlântica e o Dia Mundial do Meio Ambiente foram lembradas durante o ano, reforçando valores como empatia, solidariedade, responsabilidade social e cuidado com a vida — além de apresentar reflexões sobre o futuro das próximas gerações.
Para encerrar 2025, a Associação Eunice Weaver do Paraná realizou, mais uma vez, a tradicional ação de fim de ano com os ex-moradores do Educandário Curitiba, promovendo a entrega simbólica de aves natalinas e, neste ano, também de kits de pintura para crianças. O momento foi marcado por reencontros, abraços, lembranças e fortalecimento dos laços de afeto e pertencimento construídos ao longo da história da instituição.
Ainda no final do ano, a AEW-PR deu início a um importante trabalho de preservação da memória institucional, com o recebimento e divulgação de documentos históricos que ajudam a contar a sua trajetória desde a década de 1940. A iniciativa reforça o compromisso da Associação com a valorização da sua história, da memória e do aprendizado coletivo, projetando esse legado para as futuras gerações.

O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.

A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos
Realização de ações permanentes de conscientização sobre hanseníase foi um dos destaques dos últimos 12 meses da Associação Eunice Weaver do Paraná. Clique aqui e saiba mais sobre o último ano na instituição
A Associação Eunice Weaver do Paraná agradece a todos que caminharam ao seu lado ao longo de 2025 e convida a seguirmos juntos no próximo ano, construindo caminhos de oportunidades, aprendizados e realizações