
Hanseníase: o controle da doença começa com o fim do preconceito!
O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.
A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) realiza, nos dias 25 e 26 de novembro (no período da manhã), o Exame de Suficiência para Obtenção do Certificado na Área de Atuação em Hansenologia. A prova será aplicada em Foz do Iguaçu (PR) durante o 19.º Congresso Brasileiro de Hansenologia, que é o maior evento científico da especialidade promovido no país.
O exame é destinado a médicos com especialização nas áreas de Dermatologia, Clínica Médica, Infectologia, Neurologia, Medicina de Família e Comunidade ou Medicina Preventiva e Social. A certificação, emitida pela SBH e pela Associação Médica Brasileira (AMB), reconhece oficialmente o profissional como hansenologista, contribuindo para ampliar a rede de especialistas no Brasil.
Desde 2023, o exame ocorre anualmente, em formato composto por prova teórica e prática, avaliando conhecimentos essenciais para o diagnóstico, o tratamento e o manejo da hanseníase — uma doença que ainda representa um desafio significativo para a saúde pública brasileira.
“O Brasil é o segundo país do mundo em número absoluto de casos de hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. Contudo, somos o primeiro em taxa de detecção, o que evidencia a importância da formação de especialistas. Precisamos de mais hansenologistas para enfrentar o problema [de saúde pública], ampliar os diagnósticos e controlar, inclusive, a endemia oculta que se revela no preocupante número de casos diagnosticados tardiamente”, afirma Marco Andrey Cipriani Frade, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia.
Para fazer a inscrição para o exame de suficiência em hansenologia ou para mais informações a respeito da prova, clique aqui.

O folder traz informações importantes sobre hanseníase, como o que ela é, o que ela faz e o seu tratamento.

A Rede Nacional Primeira Infância entrega ao Governo e à sociedade brasileira sugestão de Plano Nacional pela Primeira Infância, que propõe ações amplas e articuladas de promoção e realização dos direitos da criança de até seis anos de idade nos próximos doze anos
Encontro terá como tema “A hanseníase na Tríplice Fronteira” e reunirá especialistas para debater temas como subdiagnóstico, recidivas, insucesso terapêutico e reações hansênicas, entre outros assuntos

Documento reúne informações detalhadas sobre as condições de saúde, deficiências e incapacidades físicas relacionadas à doença. O estudo é uma ferramenta importante para políticas públicas de mitigação da enfermidade